• 1 de junho de 2015
  • 0

Governo atrasa repasses de verba para controle do Bolsa Família

Preituras e estados de todo o País não receberam até agora repasse do governo para a gestão do Bolsa Família relativo ao ano de 2015, segundo informações publicadas nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo. Com os atrasos, ficam comprometidos a checagem da frequência de crianças nas escolas e postos de saúde, além da atualização cadastral dos beneficiários.

De acordo com o jornal, os repasses feitos entre fevereiro e abril deste ano são relativos ao último trimestre de 2014. Embora o atraso não tenha comprometido o recebimento das verbas de pelos menos 14 milhões de famílias, os programas de acompanhamento nunca tinham passado por atrasos como esse antes.

Algumas prefeituras cortaram funcionários ligados ao programa, segundo a Folha de S.Paulo. À publicação, o Ministério do Desenvolvimento Social reconheceu os atrasos e disse que a situação vai se normalizar assim que receber os repasses do Tesouro Nacional.

De acordo com a publicação, prefeituras informam que os atrasos afetam programas como o Cras e Creas (centros de assistência social), além de reclamarem que o governo federal aumentou a carga de trabalho dos municípios, exigindo mais fiscalização.

A revisão dos cadastros ocorre todos os anos e é dirigida aos beneficiários com dados desatualizados há mais de dois anos.

Deixe o seu comentário