• 22 de março de 2018
  • 0

Candidatura do Coronel Egídio expõe racha no grupo do senador João Alberto

Das duas uma: o senador João Alberto perdeu o comando do seu grupo ou perdeu o interesse em reeleger o deputado estadual Roberto Costa.

A conjectura se dá com a notícia de que o vereador Coronel Egídio (PMDB/Bacabal) anunciou que pretende disputar uma vaga de deputado estadual (veja aqui).

O representante do grupo do senador João Alberto no cenário estadual é o deputado Roberto Costa. Foi ele o escolhido também para disputar a prefeitura da cidade no último pleito eleitoral. É Roberto Costa o nome mais encorpado para uma possível eleição suplementar na cidade.

Como a eleição suplementar depende de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, o que se dará em momento incerto, o deputado Roberto Costa começou sua caminhada rumo à reeleição.

Egídio Amaral é aliado e vai dividir os votos

Nesse cenário o lógico seria que apenas um candidato a deputado estadual fosse apresentado pelo grupo de João Alberto para o eleitorado bacabalense.O coronel Egídio (foto), eleito vereador na cidade depois de ali ter sido comandante do Batalhão da PM, é uma pessoa que mantem laços estreitos com João Alberto. Custa caro imaginarmos que anunciaria uma pré-candidatura a deputado sem a anuência do velho Carcará.

Mas como em política nem tudo se enquadra no campo da lógica, recomendo que esperemos um pouco.

Filho de Senador é político que tem sorte

Uma análise inicial do episódio nos remete a alguém que muito pode lucrar com essa divisão. É o filho do senador João Alberto, João Marcelo. Eleito deputado federal principalmente por esse atributo e tendo desempenhado de forma apática o mandato na Câmara, João Marcelo passa assim a ter dois puxadores de voto para a sua reeleição.

Roberto Costa, com quem João Marcelo tem constantes rusgas, não ousaria caminhar com outro candidato. Pedirá votos para o filho de João Alberto. Caso se confirme a candidatura do coronel Egídio Amaral, pedirá voto para si e também para o filho do senador Carcará.

Deixe o seu comentário