• 7 de maio de 2015
  • 0

Caxias registra 13 mortes de bebês por mês

Levantamento realizado pelo BLOG com base no relatório elaborado a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Departamento Nacional de Análise de Situação de Saúde, indica que, em média, 162 bebês morreram em 2013 no município de Caxias, o equivalente a 13 óbitos por mês.

Os dados do município maranhense apontam que a taxa de mortalidade dos bebês – que se refere a crianças de até 1 ano de idade – foi de 0,42% em relação ao total de mortes registradas no País.

Para se ter uma ideia de como esse índice é elevado, a população brasileira nessa faixa etária corresponde a 1,42% do total de habitantes.

O levantamento é realizado com base nas informações coletadas pelas Secretarias de Saúde a partir das Declarações de Óbitos dos cartórios. A causa básica de óbito é codificada a partir do declarado pelo médico atestante, segundo regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Para cálculo da taxa de mortalidade infantil (em percentual da população menor de 1 ano) foram utilizadas as estimativas intercensitárias disponibilizadas pelo DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE.

CONFIRA OS DADOS     

imagem

124

Deixe o seu comentário