[vc_row remove_padding=”no-padding” el_class=”bannerp”][vc_column el_class=”pbanner” css=”.vc_custom_1476385614594{padding-top: 5px !important;}”][bar group=”20″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″]

‘Sessão de machos’ levou Mical a atirar no próprio pé

  • 22 de abril de 2024
  • 0

A língua da deputada Mical Damasceno precisa fazer as pazes com o pé dela. A língua passou a atirar contra o próprio pé com muita frequência. Ela já discutiu com integrantes de religião de matriz africana durante sessão parlamentar no Maranhão e agora tornou-se alvo de uma série de ameaças e campanha difamatória nos últimos dias.

Os eventos aconteceram após a parlamentar propor uma sessão cheia de “machos” para comemorar o Dia da Família, celebrado no próximo 15 de maio. A deputada justificou a fala sob a intenção de resgatar a figura do homem como chefe de família. 

Após a manifestação da parlamentar, na última quinta (18), ela foi alvo de críticas de alguns políticos, jornalistas e influenciadores. A fala dela foi caracterizada como misógina e machista. O próprio presidente de seu partido, Gilberto Kassab, divulgou nota em desaprovação das falas de Mical.

As críticas evoluíram então para uma série de ataques na internet que vão desde intimidações, juramento de morte e espancamentos, até ameaça de cometimento de violência sexual.

Por conta da polêmica, Mical acabou sendo ofuscada na passagem da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que veio à capital maranhense participar de um evento para encorajar mulheres a entrar na política. A estratégia de ‘esconder’ a deputada do evento, segundo fontes do blog, foi para evitar a contradição entre a proposta do ato com as falas da parlamentar.

Após dizer que mulher é ‘submissa ao homem’, Mical passa despercebida em evento que serviu para encorajar o público feminino a entrar na politica

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Lei propõe a contratação de transexuais em São Luís

  • 22 de abril de 2024
  • 0

O co-vereador Jhonatan Soares lembrou que a exclusão do mercado de trabalho é um dos obstáculos para transgêneros brasileiros. / Fabrício Cunha

A Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto que obriga empresas com mais de 100 empregados a reservarem 10% das vagas a pessoas autodeclaradas travestis e transexuais. De acordo com a proposta do Coletivo Nós (PT), empresas com atividades na capital maranhense que têm incentivos fiscais, participem de licitação ou mantenham contrato ou convênio com o poder público municipal deverão contratar pessoas autodeclaradas travestis e transexuais na proporção de, no mínimo, 10% do total de empregados. A lei agora aguarda sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD) para entrar em vigor.

 O PL nº. 167/22 informa ainda que a mesma reserva de vagas será aplicada ao número de estágios e trainee, caso essa categoria faça parte da estrutura organizacional da empresa.

Segundo o vereador Jhonatan Soares, “o Brasil é o país onde mais assassinatos de pessoas trans são registrados no mundo. Isso se deve até mesmo à pandemia do coronavírus em 2020, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ainda de acordo com dados da Antra, 90% das pessoas transgênero e travestis em nosso país recorreram à prostituição pelo menos uma vez na vida e os outros trabalham informalmente na maior parte do tempo”, explicou o parlamentar.

Após a contratação, ficará assegurado o uso do nome social da pessoa travesti ou transexual, de acordo com a vontade dela. Os registros dos sistemas das empresas, de informação, cadastros, programas, serviços, fichas, formulários, prontuários e congêneres deverão conter o campo “nome social” em destaque, acompanhado do nome civil que será utilizado apenas para fins administrativos internos.

Também será garantido o respeito à autodeclaração de identidade de gênero em integralidade no ambiente de trabalho. Segundo a proposição, a referida garantia compreende o respeito à expressão de identidade de gênero por meio do uso do nome social, bem como o modo de vestir e de falar.

O PL nº 167/22 ainda esclarece que a observância do percentual de vagas reservadas compreenderá todo o período em que houver concessão dos incentivos fiscais ou o período em que vigorar o contrato ou convênio com o poder público. Caso empresas descumpram as disposições presentes na lei resultante da proposição parlamentar, ficarão sujeitas à perda dos incentivos fiscais ou à rescisão do contrato ou convênio.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Alema empossa os primeiros convocados em concurso

  • 22 de abril de 2024
  • 0

A Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Assembleia Legislativa realizará, no período de 22 a 26, no auditório da Escola do Legislativo (Elema), a semana de posse dos primeiros convocados e nomeados do último concurso público da Casa.

Na segunda-feira (22), serão empossados os quatro candidatos aprovados na especialidade Tradutor e Intérprete de Libras, bem como três das engenharias. A DRH alerta que as posses ocorrerão por agendamento, nos horários de 9h às 11h e das 15h às 17h, no auditório do Elema. Os demais nomeados serão empossados no decorrer da semana, conforme cronograma de agendamento.

Finalizadas as posses, os novos servidores participarão de um curso de ambientação e integração, no período de 29 de abril a 3 de maio, em uma parceria da DRH com a Elema.

Novas nomeações

Quanto às nomeações do restante dos convocados, a Diretoria informa que serão publicadas no Diário da Assembleia desta sexta-feira (19) as nomeações de todos os candidatos restantes já convocados, cujo procedimento de posse observará as mesmas diretrizes utilizadas para os primeiros nomeados.

Mais informações e dúvidas a respeito das nomeações e posses podem ser obtidas por intermédio dos números (98) 3269-3744 / 3269-3748 / 3269-3010, e do email institucional [email protected].

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Daniella vai lançar pré-campanha a prefeita de Presidente Dutra dia 26

  • 22 de abril de 2024
  • 0

A deputada estadual Daniella (PSB) lançará sua pré-campanha a prefeita de Presidente Dutra no próximo dia 26. O ato acontecerá na casa de eventos Avenida House, na Avenida Tancredo Neves, às 18h. Daniella iniciará a corrida rumo às urnas disposta a promover a mudança nas práticas administrativas, com foco nas melhorias que a população da sua terra natal tanto almeja e precisa.

Com a experiência de dois mandatos no parlamento estadual, a pré-candidata tem se destacado por sua luta pelas causas sociais, pelos direitos das mulheres e por diversas outras pautas alinhadas ao desenvolvimento e à dignidade humana.

Com bom trânsito na classe política e carisma de sobra em sua relação com o povo, Daniella articula a montagem de uma aliança forte, com participação de lideranças de peso, que se reverta em apoio popular ao seu projeto e a consolide como a voz da esperança para os seus conterrâneos.

Osmar Filho quer ampliar campanha Abril Azul no Maranhão

  • 22 de abril de 2024
  • 0

Um projeto de lei do deputado estadual Osmar Filho (PDT) propõe instituir no âmbito do Estado do Maranhão o “Mês Abril Azul”, dedicado a promover ações de conscientização sobre o Autismo.

Em tramitação na Assembleia Legislativa, a proposta visa dar mais visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, de maneira a possibilitar mais inclusão e combater o preconceito.

A proposta do parlamentar leva em consideração que o autismo é uma condição de saúde que, em maior ou menor grau, se caracteriza pela dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos. E, que terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

“Nós sabemos que o autismo é um tema debatido todos os dias e em todas as esferas políticas. Temos consciência que muito já se avançou, mas também sabemos que muito ainda precisa ser feito”, disse o deputado.

Entre as ações sugeridas no projeto está a iluminação e/ou decoração de espaços públicos com a cor azul, anualmente no mês de abril, como forma de chamar a atenção e promover a reflexão da população sobre o tema.

De acordo com amostra representativa publicada no estudo “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, o país teria 13,8% de pessoas autistas. É um número significativo quando se observa que, segundo a ONU, 1% da população mundial está no espectro do autismo. Vale lembrar que estes dados são bem conservadores, considerando que são de uma década atrás.

[/vc_column][vc_column width=”1/3″ heading=”heading1″ back_ground=”light” animations=” “][vc_widget_sidebar sidebar_id=”default-sidebar”][/vc_column][/vc_row]