• 18 de abril de 2015
  • 0

Iolete Arruda participa do I Congresso das Secretarias Municipais de Saúde em Foz do Iguaçu

Mais de 1500 profissionais da área da saúde, entre eles, a presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais do Estado do Maranhão – COSEMS – Iolete Soares de Arruda – estiveram reunidos na cidade paranaense de Foz de Iguaçu, participando do I Congresso das Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Evento de abrangência macrorregional, e tendo como tema “Gestão do SUS, modelo de atenção a saúde: Os Municípios e as Soluções”, o congresso teve o claro propósito de discutir necessidades e avanços rumo a um processo de regionalização negociado.
bd9b0513e140832339f59575233f27d6
Nos três dias do evento, que terminou na sexta-feira(17),  vários temas foram debatidos através de palestras temáticas, oficinas, ministradas por profissionais convidados de expressão nacional, rodas de conversa e mostra de experiências dos 10 COSEMS que compõem as regiões referidas, promovendo a participação efetiva dos municípios, por meio das trocas entre si.
Vale ressaltar que paralelo ao I Congresso, ocorreu o XXXI o Congresso Estadual de secretarias municipais do Paraná e, ainda, a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), formado por todos os Cosems.
Ainda durante o evento, o COSEMS/MA, com apoio dos demais estados da região Norte e Nordeste, montou um stand promocional como forma de divulgar o III Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa/PB.
No encontro, que terá como tema “Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, acontecerá a 1ª mostra Norte/Nordeste de experiências na atenção básica.
9e725545d7e90fcdf7ddd23da45eae14

Deixe o seu comentário