Mais um agiota concorrente do principal financiador de campanha do governador é preso

O empresário Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como Pacovan [foto ao lado], foi preso na manhã desta terça-feira (5) por suspeita de agiotagem e desvio de recursos públicos no Maranhão. O empresário que também seria concorrente do principal financiador de campanha do governador Flávio Dino (PCdoB), Dedé Macedo, foi o segundo agiota preso em menos de um mês dentro da “Operação Imperador”, da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

No dia 31 de março, foi presa a ex-prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Barros. Ela que é adversaria do atual prefeito Hernando Macedo (PCdoB), filho de Dedé Macedo, foi acusada de desviar da prefeitura entre 2009 e 2012, mais de R$ 5 milhões.

No dia 1º, Eduardo Costa Barros, filho da ex-prefeita mais conhecido como “Eduardo Imperador”, se apresentou na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Segundo a polícia, em nome de Eduardo e de pessoas ligadas a ele existem, pelo menos, dez empresas, a maioria no ramo de construção civil e locação de máquina. Estas empresas seriam usadas para fraudar licitações e desviar dinheiro da prefeitura de Dom Pedro. Eduardo nega que tenha tantas empresas e que tenha sido beneficiado. Os dois foram liberados seis dias após a prisão.

LIGAÇÕES PERIGOSAS
O bom relacionamento entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e o empresário agropecuarista Dedé Macêdo – apontado por alguns como investidor no mercado financeiro paralelo – é antigo. Remonta às eleições de 2010. Naquela ocasião, Dino cruzava os céus do Maranhão em um helicóptero emprestado/alugado pelo empresário a sua campanha. As circunstâncias do uso da aeronave nunca ficaram muito claras.

O helicóptero de 2010, adesivado para Dino, era branco

Em 2014, já na pré-campanha, outro helicóptero do empresário começou a ser apontado como objeto de novo empréstimo ao comunista. A aeronave, mais moderna, foi adquirida por Macêdo em Teresina e lá normalmente ficava, num hangar, para uso particular.

Flávio Dino em Mirador, na campanha de 2014: às custas de Dedé Macedo

Helicóptero usado por Flávio Dino é o mesmo de Dedé Macedo

Logo após a compra, surgiram as primeiras informações de que o helicóptero estaria sendo usado por Flávio Dino.

Cabe ressaltar que não há crime nenhum um candidato, ou comitê financeiro, usar um helicóptero. Mas isso, pelo menos em tese, deve estar especificado na prestação de contas, segundo a legislação eleitoral brasileira.

2 Comentários

Deixe o seu comentário