• 7 de março de 2015
  • 0

Maranhão teve três casos de agressão a jornalistas

Os profissionais de imprensa no Maranhão aparecem no relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil referente a 2014. No documento, divulgado esta semana pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Estado aparece com três casos que tiveram como vítimas profissionais da área. Em todo o país, foram 129 casos de violência, sendo três mortes – todas ocorridas no mês de fevereiro.

IMPRENSA. Região Sudeste lidera o ranking, com 55,82% dos registros de violência

IMPRENSA. Região Sudeste lidera o ranking, com 55,82% dos registros de violência

Em números absolutos, quando feita uma comparação com o ano de 2013, houve uma diminuição significativa do número de casos de agressões, que passou de 181 para 129. Além dos três assassinatos dos profissionais contabilizados pela Fenaj, também foram mortos três radialistas e um blogueiro – que não constam no relatório da federação. Os números são referentes a casos de agressões físicas e verbais, ameaças ou intimidações, assédio político, atentados e censura interna, além de cerceamento à liberdade de expressão. Os casos foram registrados em 20 estados e também no Distrito Federal.

No Maranhão, foram três registros de violência, o que deixa o estado atrás apenas de Alagoas, Minas Gerais e Paraná com 5 casos cada; São Paulo (37), Rio de Janeiro (29), Ceará (9), Pará (7) e Santa Catarina (7), encabeçam a lista. Os demais estados – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além do Distrito Federal, tiveram entre 1 e 4 casos de violência contra jornalistas no período em questão.

Deixe o seu comentário