• 31 de julho de 2018
  • 0

Mário Macieira pode substituir Carlos Brandão na vice de Flávio Dino

O ex-presidente da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Macieira, pode ser indicado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para substituir o vice-governador Carlos Brandão (PRB) na chapa majoritária Todos pelo Maranhão, lançada pela coligação de 15 partidos no último sábado 27, em São Luís.

Por conta de haver assumindo o comando do Palácio dos Leões até o dia 9 de abril deste ano — ou seja, dois dias depois do prazo de seis meses antes do pleito eleitoral —, Brandão está inelegível, a menos que concorra ao cargo de governador. Por esta razão, a composição da coligação de Dino deve ser impugnada na Justiça Eleitoral, tão logo ocorra o registro da chapa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Brandão, inclusive, pode ser indicado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, que segundo bastidores seria a ainda ocupada pelo conselheiro Nonato Lago, que se aposentaria compulsoriamente.

Ex-sócio e amigo intimo de Dino, o que lhe garante a mais estrita confiança do governador — que se reeleito não pretende terminar o eventual próximo mandato, mas se desincompatibilizar do cargo em 2022 para disputar o Senado ou o Palácio do Planalto —, Mário Macieira é ligado a ala do Partidos dos Trabalhadores comandada pelo secretário estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, considerado presidente de fato do PT no Maranhão, o que fortalece mais ainda sua possível indicação para a vaga.

Além disso, a simples entrada do partido na chapa majoritária dinista acalmaria os ânimos dos dissidentes petistas, que argumentam que o PT maranhense, mesmo com cargos e até comando de pastas do primeiro escalão, nunca teve dos Leões comunista o prestígio merecido.

O nome do ex-deputado estadual e ex-secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), por iniciativa do próprio, começou a ser apontado como possível vice de Flávio Dino numa eventual substituição de Carlos Brandão. O esvaziadamente de Tavares durante sua passagem no Palácio dos Leões como auxiliar de Dino, no entanto, apontam que ele não tem o peso de Macieira e menos ainda a mesma intimidade junto ao governador para ocupar o posto.

Deixe o seu comentário