Oito anos de Beto das Vilas no comando da Câmara de Ribamar são marcados por escândalos

Beto das Vilas é o mais longevo presidente do legislativo ribamarense

O vereador Manoel Albertin Dias dos Santos (PV), conhecido como Beto das Vilas, quebrou um recorde este ano: ele já é o mais longevo presidente no comando da Câmara Municipal de São José de Ribamar. São 08 anos, um mês e 20 dias no poder. Tanto tempo ocupando o Palácio Miguel Evangelista de Souza, sede legislativo ribamarense, que a história do município já tratou de denominar a gestão dele como a “Era das Vilas”.

Depois de uma votação histórica, o vereador Beto das Vilas ocupou a presidência da Casa de Leis, em 1º de janeiro de 2009, marcando o início de um ciclo de perpetuação no Poder Legislativo. De lá para cá, a cidade de São José de Ribamar, assistiu, inclusive, a ascensão de uma pessoa humilde, com pouco estudo, no comando da Prefeitura. Sim, caro leitor. Como presidente da Câmara, Beto das Vilas, chegou a ser prefeito por alguns dias.

Beto assumiu o Poder Executivo ribamarense, no período em que o então prefeito Gil Cutrim – que se efetivou no cargo depois que Luís Fernando renunciou ao mandato para assumir a Casa Civil do governo Roseana Sarney, – precisou se afastar para assuntos pessoais.

Nesse longo período à frente da presidência da Câmara, a cidade ribamarense também testemunhou os maiores esquemas de corrupção da história, como presidiário que deixava a prisão para ‘trabalhar’ na Casa Legislativa e denúncias de desvio de recursos públicos com o uso de notas frias para justificar despesas da cota parlamentar.

Sem adversários na disputa, ao longo de seus oito anos de gestão, Beto foi mantido no comando da Câmara por aclamação. A facilidade do parlamentar em permanecer no alto poder do Legislativo tem lá suas razões de ser.

No final de 2016, por articulação dele, foi sancionado um aumento salarial para os vereadores autorizado por eles próprios, dias antes da eleição da Mesa Diretora. Com o reajuste, o salário que era de R$ 5,6 mil pulou para R$ 12,6 mil por mês. Tudo isso para participar de apenas duas sessões por semana, como vem ocorrendo nos últimos anos. Antes, não era muito diferente: era necessário participar de uma sessão por semana.

Em fevereiro de 2015, eterno presidente da Câmara ribamarense foi alvo de ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, proposta pela promotora Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, do Ministério Público do Maranhão. Segundo o Parquet, a ação teria sido ajuizada em decorrência da omissão de informações no Portal de Transparência do Legislativo municipal, que estaria ocorrendo desde meados de 2013.

Passados quase dois anos, Beto se reelegeu; articulou sua permanência no comando do Poder e o aumento do próprio salário e de seus pares; e ainda diminuiu a quantidade de sessões legislativas na Casa. O site de informações sobre orçamento e despesas públicas, porém, continua desatualizado — e o processo parado.

O comerciante de pouco estudo, está na presidência pela quinta vez consecutiva. Ele é o mais longevo presidente do legislativo ribamarense. Pensa que acabou? Não! Beto das Vilas que ser reeleito pela sexta vez. Para isso, já começou a sua articulação junto aos colegas de plenário. Mas essa é outra história. Aguardem!

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

 

 

1 comentário

  • Paolo

    23 de fevereiro de 2018 08:55:21

    Cada povo tem o que merece,elege-se sabe como?,
    É aí? O eleitor ignorante se vende por um chinelo, esperar o que?.

Deixe o seu comentário