Secretário ligado à agiota movimenta contas da Prefeitura de Santa Rita

O prefeito de Santa Rita, Antônio Cândido Ribeiro, o Tim (PRB), assinou portaria publicada no Diário Oficial do Estado delegando uma série de poderes ao secretário municipal de Saúde, Uthan Avelino de Jesus Carvalho. Entre as novas atribuições do auxiliar estão a delegação de despesas para movimentação bancaria, gestão de contas públicas e a assinatura de documentos relacionados, por exemplo, a ordenação de despesas do Fundo Municipal de Saúde.

A portaria é datada do dia 07 de junho do ano passado, conforme documento em anexo. Uthan não tem muita experiência com gestão pública. Em 2005, por exemplo, oTribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) julgou irregular sua prestação de contas, referente ao exercício financeiro de 2003, ano no qual o principal auxiliar de Tim exercia a presidência da Câmara de Santa Rita.

O pior de tudo, conforme informações obtidas pelo blog, é que o chefe do executivo municipal santa-ritense deu ‘superpoderes’ a um auxiliar com forte ligação com o agiota Josival Cavalcanti da Silva, mais conhecido como Pacovan, investigado pela Operação Usura, deflagrada em 2011 pela Polícia Federal.

A prefeitura de Santa Rita fechou o exercício de 2014 com uma folha de pagamento dos servidores da saúde praticamente ‘estourada’.

Só hoje obtivemos informações que o inchaço na folha da Secretaria Municipal de Saúde tem a ver com um débito de R$ 1,5 milhão contraído pelo chefe do executivo. O blog iniciou uma investigação para apurar se o pagamento destas dívidas tem ligação com a Portaria que garantiu ao secretário Uthan o poder para movimentação bancaria das contas da gestão pública de Santa Rita.

A revelação do documento trouxe vários questionamentos:

1 – O que levou o prefeito Tim a dá ‘superpoderes’ a um auxiliar considerado ‘ficha suja’ e como ligações com um agiota?

2 – O prefeito Tim sabe de todas as operações financeiras praticadas pelo secretário superpoderoso?

Cabe ao prefeito responder aos questionamentos e o Ministério Público as investigações sobre o caso.

3 Comentários

Deixe o seu comentário