• 9 de novembro de 2020
  • 0

Maranhão tem 167 municípios em ‘desertos de notícias’

Atlas da Notícia, levantamento anual de jornalismo local no país, afirma que 167 dos 2017 municípios maranhenses, 77,0% do total, são hoje “desertos de notícias”.

Não têm um veículo sequer, seja jornal, site ou emissora de rádio e TV com programação propriamente jornalística. A cobertura que seus moradores recebem se restringe ao noticiário dos órgãos nacionais, sem foco no que faz o poder público local —que passa por eleição no ano que vem.

Financiado pelo Facebook, o Atlas da Notícia é realizado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) em parceira com Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e 22 escolas de jornalismo.

Ao todo, o levantamento contou 11.833 veículos no país, inclusive os maiores jornais —os 90 integrantes da ANJ (Associação Nacional de Jornais), 50 deles auditados pelo IVC Brasil (Instituto Verificador de Comunicação).

Os dados apontam que no país são 3.487 municípios, 62% do total, com 37.296.977 de pessoas. Mesmo considerando que o rádio e a internet atingem cidades vizinhas, a maioria delas só recebe notícias da cidade do veículo, sem nenhuma da sua. A pior situação é a do Nordeste, onde 1.318 municípios ou 73,5% do total são desertos. www.atlas.jor.br

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe o seu comentário