• 1 de fevereiro de 2022
  • 0

Othelino impede o trabalho da imprensa na Assembleia

Chefe do Legislativo tem usado a alegação de enfrentamento à pandemia da Covid-19 desde junho de 2020 para dificultar o acesso do público e de jornalistas às dependências da Casa

Uma matéria publicada pelo blog Atual7 expôs um que pode ser uma estratégia para dificultar as atividades da imprensa na cobertura política da Assembleia Legislativa do Maranhão justamente no momento em que o senador Weverton Rocha (PDT) reafirma sua pré-candidatura, mas agora sem o apoio de dois terços dos deputados estaduais.

De acordo com a publicação, o Legislativo estadual decidiu vetar o acesso da imprensa às dependências da Casa na retomada dos trabalhos, sob alegação de necessidade de enfrentamento às síndromes gripais e à elevação dos índices de transmissão e contaminação pela variante Ômicron da Covid-19.

A determinação começou a valer a partir desta terça-feira (1º), por tempo indeterminado, e vale para todo o ano legislativo de 2022, até nova ordem pela derrubada do veto, que pode ser baixada pela Diretoria Geral por meio de norma complementar.

A informação consta em resolução administrativa editada pela Mesa Diretora, publicada no Diário Oficial da Alema na última sexta-feira (28). A sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos terá início nesta quarta-feira (2), no Plenário Nagib Haickel, já com o acesso restrito.

Além do presidente do Poder Legislativo, Othelino Neto (PCdoB) –que é jornalista e filho do jornalista Othelino Novaes Alves, combativo à censura e aos desmandos da Ditadura militar–, assinam o documento a primeira e a segunda secretária da Mesa, respectivamente, Andreia Rezende (DEM) e Cleide Coutinho (PSB).

Segundo o documento, o acesso às dependências do Palácio Manuel Beckman está restrito apenas aos deputados, servidores, estagiários e terceirizados. O acesso de visitantes é permitido, desde que condicionado ao agendamento prévio junto ao Gabinete Militar.

Desde junho de 2020, sempre utilizando o combate à disseminação do novo coronavírus como justificativa, a Mesa Diretora da Alema vem fechando o cerco para o público e para imprensa que frequentam a Casa.

Mesmo durante coletivas e com credenciais, e apesar de haver definido como essenciais as atividades e serviços da imprensa durante o enfrentamento à pandemia, a gestão do deputado Othelino Neto determinou que os profissionais precisam de autorização para acessar as dependências da Casa, uma para conseguir passar do portão principal e outra para ter acesso aos gabinetes dos parlamentares.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe o seu comentário