• 28 de maio de 2020
  • 0

Sem prefeito, Matões do Norte esconde dados do covid

Prefeito Padre Domingos pode ter espalhado o vírus em Matões do Norte

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a população do município maranhense de Matões do Norte,  distante a 140 km de São Luís, vem convivendo com outro grave problema: a falta de informações sobre os números de contaminação.

Matões do Norte faz fronteira com Miranda do Norte, São Mateus do Maranhão, Cantanhede e Arari. Por conta disso, o blog do Antônio Martins realizou um levantamento sobre os casos confirmados do novo coronavírus nos municípios limítrofes e descobriu que os números oficiais apresentados dia a dia são apenas a ponta de um iceberg, na cidade norte-matoense que estaria escondendo dados consideráveis.

Na noite dessa quarta-feira (27/05), a divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelou que o Maranhão tem casos 27.979 confirmados do novo coronavírus em 210 dos 217 municípios do estado. Os dados mostram que são 887 mortes e 7.117 curados da Covid-19.

VEJA TAMBÉM:
Internação de prefeito deixa prefeitura sem comando

Matões do Norte aparece na lista das cidades maranhenses, mas informou possuir apenas 1 caso, informação que há mais de uma semana não vem sendo alterada demonstrando, com isso, uma suposta ocultação na divulgação do quadro de contaminação. A situação gera mais desconfiança quando analisamos o cenário nas cidades vizinhas.

Em São Mateus do Maranhão são 180 casos, Miranda do Norte, por sua vez, registrou 117 casos; Cantanhede soma 78 casos e Arari contabiliza 54 casos. Os números na região geram um importante questionamento. Afinal, se todas as cidades limítrofes registram, entre 54 à 180 casos de contaminação, o que leva Matões do Norte a contabilizar apenas um caso?

Como se não bastasse a falta de informação, a população norte-matoense ainda convive com um município sem um líder para atuar na linha de frente. Diagnosticado com a doença, o prefeito Domingos Costa Correia, o Padre Domingos (PSB), está há quase 20 dias, internado em uma UTI do Hospital São Marcos, em Teresina-PI.

Até o momento, as secretarias do município estão funcionando sem a coordenação da prefeitura, que segue sem comando. Não existe nenhuma atualização do portal transparência e o cenário de caos em que vive o município só agrava ainda mais as ações de enfrentamento ao vírus mortal.

MATÕES DO NORTE NA ESTATÍSTICA DO PIAUÍ

Embora não haja divulgação do quadro de saúde do chefe do executivo  norte-matoense por parte do Hospital São Marcos, o blog obteve dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina que dão a entender que uma das informações divulgadas pode está relacionadas ao prefeito Padre Domingos.

A entidade divulgou nesta quarta-feira (27) que atendeu, nos meses de março a maio, 135 pacientes com Covid-19 de 24 cidades no Maranhão. Destes, segundo a entidade, 47 maranhenses precisaram ficar internados na rede de saúde de Teresina.

Matões do Norte figura na lista de cidades maranhenses com usuários atendidos em Teresina. Ou seja, os dados pode está ligados ao prefeito do municipio que segue internado na capital piauiense. O Piauí tem 3.966 casos confirmados e 134 óbitos. Em Teresina, são 1.890 casos confirmados e foram computados 66 óbitos de residentes da capital.

Sem proteção, Padre Domingos abraçou e beijou vários moradores da cidade

PREFEITO PODE TER ESPALHADO O VÍRUS

Antes de ser internado em estado grave com sintomas da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, o prefeito Domingos Costa esteve cumprindo uma série de agendas de compromissos no município.

Na manhã do dia 22 de abril, esteve entregando equipamentos de proteção individual (EPI) para as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. O chefe do executivo estava com proteção, mas sem respeitar o distanciamento adequado.

No dia 08 do mesmo mês, durante a distribuição de quinze toneladas de pescado para os moradores da sede e da zona rural, a situação foi ainda mais grave: além de não está com os equipamentos de proteção, Padre Domingos ainda chegou a abraçar moradores idosos de algumas localidades espalhando o vírus por onde passava.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe o seu comentário