• 15 de janeiro de 2021
  • 0

Vitória de Erlanio mostrou a fragilidade de Weverton

Eleição na entidade que representa os municípios revelou, sim, força de Brandão, mas confirmou também liderança de Maranhãozinho

‘Emocionante!’ Assim pode ser definida a lógica do favoritismo, mas sem o “massacre” anunciado: com 112 votos (53,8%) contra 96 (46,2%) do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), foi reeleito presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Foi, de longe, a disputa mais movimentada e intensa realizada na entidade nos últimos tempos, tendo lhe devolvido a marca de organização municipalista corporativa, mas de grande peso no tabuleiro da política estadual. Em meio a bandeiraços e torcidas organizadas e a um frenético jogo de conchavos, nada menos que 213 dos 217 prefeitos participaram, dos quais cinco invalidaram seus votos, resultando na apuração de 208 votos válidos. Tal movimentação pode ser explicada pelo grande pano de fundo que motivou a disputa: a guerra evidente entre o senador Weverton Rocha (PDT), apoiador do presidente Erlânio Xavier, e o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), incentivador de Fábio Gentil. E nesse ponto o líder pedetista levou a melhor, mesmo tendo de comemorar o resultado com um sabor amargo.

Nesse contexto, a posição do vice-governador Carlos Brandão é parecida. Seu candidato não ganhou a eleição, mas também não perdeu o que não tinha. Se de um lado viu o seu adversário na corrida sucessória ser mantido no comando político da Famem, o que configura, indiscutivelmente, uma clara desvantagem política, de outro obteve a preciosa informação de que os prefeitos maranhenses estão divididos em duas grandes correntes. Um jogo que pode ser zerado em abril do ano que vem, quando ele assumir o comando do Estado e confirmar sua candidatura à reeleição.

A derrota na Famem também mostrou a vitória da liderança do deputado Josimar de Maranhãozinho, que no meio do jogo de traições, viu os prefeitos do PL, Avante e Patriota se manterem fiéis a ele, situação que não ocorreu no PDT, de Weverton e nem no Republicanos, comandado por Brandão.

Além disso, a disputa mostrou ainda o jogo duplo de alguns prefeitos, levados principalmente pela falta de orientação de seus respectivos presidentes, à exemplo de Márcio Jerry, do PCdoB, e André Fufuca, do PP.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe o seu comentário