• 30 de maio de 2018
  • 0

Eleição da Câmara movimenta bastidores da política em Bacabal

É grande a movimentação da classe política de Bacabal para a eleição da nova mesa diretora. O mandato do atual presidente Edvan Brandão (foto) vigora até o dia 31 de dezembro de 2018, mas a eleição será no próximo dia 27 de junho.

Diante da proximidade do dia da eleição a movimentação gira em torno de dois candidatos: Edivan Brandão (PSC) que vai concorrer à reeleição e Cesar Brito (PPS).

Ligado ao grupo do senador João Alberto mas com certas condutas independentes ao longo dos primeiros dois anos, Edvan Brandão conquistou a confiança de todos os vereadores. Mas isso não é determinante numa eleição em que vai predominar o interesse de grupos.

É nisso que aposta o vereador Cesar Brito que será novamente candidato a presidente. Se na primeira eleição Cesar apostou no seu poderio financeiro para granjear os votos, desta vez conta com a fidelidade dos vereadores que dão sustentação ao grupo de José Vieira. O comentário é de que Patricia Vieira e Jaime Rocha, os verdadeiros manda-chuva da Administração, teriam prometido que o grupo vota coeso.

A história não é bem assim

Em dois anos muita coisa mudou. Os caciques do grupo de José Vieira pouco articularam politicamente. Os vereadores estão insatisfeitos há tempos e fazem questão de demonstrar isso. Uma parte deles já deu as costas para os planos de votar num federal indicado por José Vieira (releia). Não há garantia de que estarão juntos em torno do nome de César Brito.

Como votarão Alex Abreu e Reginaldo do Posto?

Há um bom tempo o vereador Reginaldo do Posto (PRP) tem flertado com o grupo de José Vieira sem que a relação resulte em maior intimidade. Até a eleição da Câmara tem tempo para descobrirmos se o flerte vira namoro ou amizade.

O secretário de Finanças Alex Abreu (PSC) é vereador licenciado. Mesmo trabalhando para o Executivo é um peso nas contas do Legislativo, pois é a Câmara que paga o seu salário. Tem interesse direto na eleição e deverá voltar para lá às vésperas da votação nem que seja apenas para dar o seu voto.

Ex-prefeito tem interesse e articula

José Alberto Veloso é outro que tem interesse na eleição da Câmara. Embora não tenha tido competência para articular politicamente durante os quatro anos em que foi prefeito, desde que saiu da prefeitura o pecuarista tem se dedicado ao hobby de reunir com vereadores.

O ex-prefeito travestido de articulador, chega a afirmar que tem influência determinante sobre quatro vereadores. Há controvérsia. Há muitas controvérsias que serão dirimidas aos poucos – ou criadas outras – até o dia 27 de junho.

Eleição antecipada

O Regimento Interno da Câmara diz no Art. 12, parágrafo 4º que “A eleição da Mesa para o segundo biênio far-se-á na última sessão ordinária da segunda Sessão Legislativa”. Mas no ano de 2014 uma resolução aprovada na Câmara oficializou a antecipação da eleição para a última sessão do primeiro semestre.

Deixe o seu comentário