Indicação para o TCE tem bate-boca entre deputados

Os ânimos acirrados em grupo de WhatsApp dos parlamentares ocorreram após Othelino Neto provocar o debate sobre o assunto

Deputados estaduais se envolveram em uma discussão acalorada no grupo de WhatsApp da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), após a imprensa especular possível indicação do advogado Flávio Costa, para a cadeira de Washington Oliveira, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Os ânimos se acirraram após o deputado Othelino Neto (PCdoB) provocar o debate sobre o assunto. A discussão se deu, quando o ex-presidente da Casa, comentou sobre a antecipação da aposentadoria do conselheiro de contas pelo noticiário.

“Bom dia, colegas deputados e deputadas! Soube pela imprensa que o conselheiro Washington antecipou a aposentadoria. Diante disso já começaram as especulações quanto à possíveis candidaturas.  Informo aos colegas que não serei candidato a conselheiro nesse momento”, afirmou.

“Acrescento ainda que votarei contra a possível candidatura do advogado Flávio Costa. Nada pessoal tenho contra o provável candidato. No decorrer da semana justificarei a posição aqui manifestada”, completou Othelino.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) então, escreveu:  “Bom dia! Concordo! O melhor da democracia é isso! Todos têm direito a se posicionar e se manifestar! Eu apoiarei e defenderei o nome do advogado Flávio Costa!”

O deputado Yglesio respondeu que acharia muito justo um colega de plenário ocupar a vaga, sem dúvidas. Citou, inclusive, nomes como Ariston, Neto Evangelista, Othelino, Glalbert e Andrea que, segundo o parlamentar, eram muito bem vistos por ele.

“Se me incomodo um pouco com esse negócio do Executivo indicar vagas do Legislativo? Me incomodo sim. (Printadores fiquem à vontade pra mandar pro governo)”, frisou.

Yglesio continuou pontuando afirmando ainda que, se fosse qualquer outro candidato do governo fora dos candidatos da Assembleia, como outro parente ou aparentado, ele votaria contra com absoluta certeza, “pois nem na época do Sarney aconteceu isso (podem printar aqui também)”.

Apesar do desabafo, o deputado destacou que votaria numa provável indicação do Flávio Costa pela qualificação e decência.

“O governador mandou o único cara próximo a ele que poderia ter minha simpatia e que certamente vai ter meu voto, não por indicação desta vez do Brandão, mas pelo que o Flávio é e pelo trato cuidadoso, generoso e amigo que ele terá com a classe política do Maranhão […]”, relatou.

Ao concluir seu ‘relatório’ no grupo de WhatsApp, Yglesio fez uma dura crítica pelas eventuais contradições que surgiram com algumas escolhas de conselheiros de contas.

“Finalizando eventuais contradições que tenham surgido aqui, cumpre ressaltar que o amigo conselheiro Marcelo Tavares foi eleito pro TCE pela indicação do Governador Flávio Dino, não houve nenhuma diferença em relação ao processo seletivo dele em relação ao que tem sido feito nos últimos 20 anos no Maranhão. Não foi nome que surgiu dentro da Casa, até mesmo porque o amigo à época era Secretário da Casa Civil. Foi mais uma nomeação do Executivo em vaga do Legislativo”, concluiu o parlamentar.

Em seguida, vários deputados foram manifestando votos antecipado ao provável indicado de Brandão para vaga no TCE.

“Bom dia, meu querido @ dep Othelino! Já dei até minha palavra em favor dele. Desde a 1ª vez que sentei com ele, quando vi que tudo em sua vida ele atribuía a Deus, me encantou”, declarou Mical Damasceno.

“Votarei a favor. Excelente nome. Homem íntegro, reputação ilibada e notório saber jurídico”, disse Alan da Marisol.

“Excelente notícia, votarei a favor do Flávio Costa”, afirmou Rildo Amaral.

De acordo com informações obtidas pelo blog do Antônio Martins, pelo menos 35 dos 42 deputados já manifestaram apoio pela indicação do advogado para ocupar a vaga deixada por Washington Oliveira, no TCE-MA.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

2 Comentários

  • José Gomes

    26 de fevereiro de 2024 08:30:31

    Essa é a pior composição da Alema. A grande maioria dos deputados virou capacho do governador Brandão Júnior, a começar da presidente, Iracema Min. Eita Maranhão.

  • Paulo Gomes

    27 de fevereiro de 2024 10:18:25

    Para que serve mesmo o TCE? Comer dinheiro do contribuinte, assim como essa ALAMA. SÓ CABIDE DE EMPREGO.

Deixe o seu comentário