Lula Fylho destaca os avanços na marcação de consulta

O secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho foi foi o entrevistado nessa terça-feira (28), no Ponto Final, na Rádio Mirante AM pelo jornalista Roberto Fernandes. Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Lula apontou avanços no serviço de marcação de consulta, mas disse que a questão vai ser sempre um gargalo da saúde pública em São Luís.

“Nós estamos melhoramos muito o problema da marcação de consultas. Mas é necessário dizer que muitas pessoas deixaram de utilizar os planos de saúde para usar o serviço público. E aumentamos também a demanda de atendimento, mas ao mesmo tempo que a demanda aumenta, a questão da marcação de consulta vai ser sempre um gargalo. Tivemos um problema em agosto quando alcançamos um pico de atendimento e logo tomamos providências para solucionar o problema”, afirmou.

O secretário Lula Fylho fez críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS) que segundo ele não funciona como uma rede.

“Ele [SUS] foi mal desenhado. Ele é mal desenhado, mas é uma obrigação constitucional e temos que executá-lo como ele é. É evidente que o sistema não funciona como ele foi concebido. Se é uma rede, ela precisa funcionar como rede. Se ela não funciona assim não é uma rede. Quase metade dos municípios que nós atendemos em São Luís não tem pactuação nenhuma com o município de São Luís. E sabe quem é criticado? É o município de São Luís. Cada vez mais a União repassa cada vez menos recursos para Estados e Municípios, e a situação vai se agravando”, afirmou.

Lula disse que espera divulgar até o mês de março o edital para concurso público na saúde e disse que terá uma reunião hoje à tarde com representantes da Secretaria de Saúde do Estado para formalização de um plano de contingência caso ocorram registros de pessoas com sintomas do coronavírus no Brasil.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta