Notinhas do Pinga Fogo de 30 de janeiro de 2015

DEPOIS DA ELEIÇÃO
Na esperança de não espantar os votos de deputados que declararam apoio a chapa do virtual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), candidato do Governo do Estado na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino (PCdoB) provavelmente vai deixar para vetar algumas emendas parlamentares, apresentadas à LOA 2015, somente depois do próximo domingo, dia 1º de fevereiro.

ESTÁ FORA
O deputado estadual eleito Professor Marco Aurélio (PCdoB) descartou a possibilidade de concorrer a prefeito de Imperatriz, em 2016. Ele disse essa semana a seus interlocutores, que sua intenção é focar no mandato na Assembleia e ajudar a cidade e demais municípios, conseguindo verbas junto ao governo estadual.

SEM OPÇÕES
O PT quer lançar candidatos a prefeito nos 217 municípios, no entanto, em São Luís e Imperatriz o partido não tem nomes de expressão. Na capital, chegaram a sugerir o deputado federal Zé Carlos, mas este não tem nenhuma identificação com os ludovicenses. Neste caso, a saída para os petistas, seria o nome do vereador Honorato Fernandes.

INABILITADOS
O governador Flávio Dino (PCdoB) está prestes a nomear, ex-prefeitos que não tiveram uma vida pública muito idônea. Alguns dos ex-gestores foram flagrados na lista do TCU de inabilitados. Eles devem ocupar cargos em comissão como assessores do governador e também deverão ser lotados na Secretaria de Articulação Politica.

VIROU NOVELA
Mais um capitulo da novela ‘estica e puxa’ entre o suplente de deputado Deoclides Macedo (PDT) e o quase ex-deputado Alberto Filho (PMDB). Na tarde de hoje, a juíza eleitoral Alice de Sousa Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, anulou hoje (30) a totalização dos votos do suplente de Macedo e garantiu a posse de Filho na Câmara Federal no próximo domingo (1º).

NOVO VICE 
O senador eleito, Roberto Rocha (PSB), renunciou o mandato de vice-prefeito de São Luís, para assumir a cadeira no Senado neste domingo. Com a vacância do cargo, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), foi alçado ao posto de vice-prefeito da capital. Constitucionalmente, se houver cassação, morte ou renúncia do prefeito Edivaldo Júnior, quem assume a administração municipal é Astro de Ogum.

VAI E VOLTA
O deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) foi exonerado esta semana da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). Eleito para o segundo mandato parlamentar, o tucano precisava deixar o cargo no Executivo para tomar posse na Assembleia, no próximo domingo (1º). Após a posse e eleição da nova Mesa Diretora da Casa, Evangelista licencia-se do mandato no Legislativo, e volta à Sedes.

A GRANDE FAMÍLIA
O deputado federal Domingos Dutra (SDD), futuro secretário de Estado da Representação Institucional em Brasília, admitiu, em entrevista à Folha, que se não vê problemas jurídicos na nomeação de parentes de aliados para o governo Flávio Dino (PCdoB) – no que o impresso paulista chamou de “Grande Família” – sente “incômodo” com a prática atualmente adotada pelo comunista. “Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney”, afirma o futuro secretário de Representação Institucional no DF, Domingos Dutra.

LAVANDO AS MÃOS
O governador Flávio Dino decidiu mesmo lavar as mãos em relação ao projeto de instalação da refinaria Premium de Bacabeira. Para ele, é melhor o desgaste político dos seus adversários que o esforço de lutar, agora como chefe do Executivo, pela retomada do empreendimento. A postura do governador maranhense foi totalmente diferentemente da posição do governador do Ceará, que repudiou a decisão da Petrobras e exigiu a retomada do projeto.

FALE CONOSCO
A Coluna Pinga Fogo destina-se aos leitores do blog do Antônio Martins. Denúncias e sugestões podem ser enviadas, por e-mail: [email protected], ou através de mensagens e comentários publicados aqui no blog.

Deixe uma resposta