Por conta da falta d’água, moradores constroem poços em Timbiras, MA

aposentado_VWGR9xF

Aposentados reclamam que gastam muito dinheiro para construir poços

Em alguns bairros do município de Timbiras, a 316 km de São Luís, a falta de água tem feito muitas famílias recorrerem à abertura manual de poços nos quintais de casa. O hábito tipicamente rural feito pelos moradores do bairro Vila Setenta é, em muitos casos, uma questão de sobrevivência, pois no local não há rede de distribuição de água implantada.

É o caso da lavradora Maria Antônia Mota, que confirma que a obra em sua casa foi feita pelo marido. “Meu desejo é botar um monte de roupa dentro do banheiro e lavar tudo. Mas até agora não consegui realizar esse desejo”, disse.

Mas para conseguir ter água potável em casa é necessário tirar um alto valor do bolso. Domingos Veiga, que é aposentado, tem em casa um poço que fornece água limpa para consumo, mas segundo ele, foi necessário chegar a aposentadoria para que ele conseguisse construir o reservatório.

“Isso aqui já custou uma faixa de mil e poucos [reais]. Custa caro para um aposentado que só ganha um salário”, lamentou.

Na casa da aposentada Maria Severa, o sistema de abastecimento de água é mais equipado. Além do poço, a residência conta com uma bomba que fornece água para toda a casa. No entanto, Maria Severa revela que para conseguir todos os equipamentos, ela precisou tirar muito dinheiro do bolso. “Foi caro. Precisamos comprar bombas, vaso sanitários, chuveiro, pia, caixa d’água. Tudo”, declarou.

Quem não possui poço em casa precisa contar com a boa vontade dos vizinhos. A professora Das Dores retira água do poço da casa da irmã, mas reclama que o ideal seria que houvesse um poço artesiano que contemplasse todo o bairro. “O ideal é que a Caema fizesse um poço para abastecer todo mundo, mas até agora não tem nada”.

A diretora da Caema em Timbiras, Auristela Alvim, informou que já existe um projeto de expansão da rede de abastecimento, que deve contemplar a vila mostrada na reportagem, mas não informou quando o projeto deverá ser executado.

Leave a Reply