• 30 de setembro de 2015
  • 0

São Luís lidera mortes por lesões corporais

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referentes ao ano de 2014 mostraram que São Luís é a capital brasileira com o maior número absoluto de lesões corporais seguidas de morte (3,3 a cada 100 mil habitantes) e a terceira do país com a maior taxa de crimes violentos (69,1 mortes para cada 100 mil habitantes).

A lesão corporal seguida de morte configura a união de dois crimes, a lesão corporal e o homicídio culposo. Ou seja, o criminoso não tem a intenção de matar a vítima, apenas de machucá-la.  É o caso, por exemplo, dos linchamentos ou espancamentos que terminam com a morte da vítima.

Na última segunda-feira (28), um homem identificado como Joilson Roberto Pinheiro foi espancado no bairro Ipem-Angelim, em São Luís, e acabou morrendo no dia seguinte. De acordo com as informações da Polícia Civil, Joilson teria praticado um assalto quando foi agredido por populares.

Outro caso semelhante ocorreu no início de julho deste ano no bairro Jardim São Cristóvão, também em São Luís. Cledenilson Pereira da Silva, de 29 anos, foi amarrado a um poste após praticar um assalto e foi espancado até a morte por moradores do bairro e pessoas que passavam pelo local.

Casos de espancamento e linchamento tem se tornado cada vez mais frequentes na capital.Nesta terça-feira (29), um internauta que não quis se identificar enviou imagens de um homem sendo espancado na Praia da Ponta d’ Areia.

Desde o início do ano até o mês de agosto, ocorreram 19 crimes de lesão corporal seguida de morte em São Luís. No mesmo período foram registradas 426 mortes violentas como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, no município.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão disse através de nota que reconhece as deficiências e “ressalta que os danos herdados em décadas de descaso com este setor não são possíveis de serem sanados em curto prazo”. Além disso, o órgão citou o aumento do efetivo e a operacionalização como ações para combater a violência na cidade.

Deixe o seu comentário